Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, confirmou o primeiro paciente contaminado com o novo coronavírus.

De acordo com informações da Secretaria, trata-se de um bebê, de seis meses, que vivia com os pais na zona rural da cidade e está, com eles, há 30 dias na cidade. Ele não apresenta complicações em seu quadro de saúde.

O bebê foi submetido ao teste PCR, que é realizado por meio de uma amostra simples de sangue. Antes da inserção da agulha, o profissional coloca um elástico ao redor do braço para que as veias se encham de sangue. O local da punção é limpo com antisséptico. Depois que a agulha é inserida, uma pequena quantidade de sangue é coletada em um frasco ou seringa. O elástico é então removido para restaurar a circulação e o sangue continua a fluir para o frasco. Uma vez que sangue suficiente é coletado, a agulha é removida e o local da punção é coberto com um band-aid. Este procedimento é relativamente indolor e geralmente leva apenas alguns minutos.

O bebê e sua família estão sendo monitorados de perto pela Secretaria de Saúde de Araçuaí, que ressalta que os cuidados preventivos já adotados pela população devem continuar: higienizar as mãos com água e sabão e álcool em gel, evitar aglomerações e praticar o distanciamento social.