Em meio a esta pandemia, os moradores de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, receberam, nesta segunda-feira (11), uma boa notícia: todos os seis casos confirmados de covid-19 (coronavírus) no município estão curados.

No início da pandemia, Almenara registrava apenas casos suspeitos, sem nenhuma confirmação. Porém, no último mês, começaram a aparecer os casos confirmados, que foram detectados através dos testes rápidos adquiridos pela Secretaria de Saúde.

Inicialmente, era apenas um caso, que depois aumentou para dois, três, até chegar ao sexto caso confirmado, com uma família que havia retornado de Belo Horizonte, que deu positivo para três integrantes.

Felizmente, a Prefeitura agiu rápido, isolando estas pessoas, mantendo-as em quarentena, para preservar a saúde delas e de seus familiares, para que a doença não se espalhasse pela cidade.

O tempo provou a eficácia destas medidas, pois todos os casos confirmados agora estão curados e clinicamente liberados para o convívio com a família e para exercerem suas atividades.

Uma ressalva deve ser feita: o fato destas pessoas estarem curadas não significa que deve se relaxar o isolamento social. Pelo contrário, foi por se manterem isoladas e tomando todas as recomendações necessárias que essas pessoas conseguiram se curar desse vírus que tanto tem preocupado a população mundial.