A Prefeitura de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, informou por meio do boletim epidemiológico deste domingo (03/05/2020), que todos os pacientes da cidade que contraíram Covid-19 (Novo Coronavírus), e tiveram a doença confirmada por meio de exames, estão curados. Todos cumpriram o isolamento domiciliar e já retomaram suas rotinas.

Segundo a Prefeitura, a informação reflete o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Governança da Saúde envolvidas na abordagem, diagnóstico, orientação e prevenção ao coronavírus. Desde o momento em que a doença surgiu na China e começou a disseminar, o município se organizou e preparou para a possibilidade de o vírus chegar, instalando uma comissão que teve sua primeira reunião antes do carnaval.

Formada por profissionais da secretaria de saúde, unidades básicas de saúde e do hospital Dr. José Maria Morais, a comissão liderada pela médica infectologista Carmelinda Lobato, buscou informações sobre o vírus e realizou uma série de capacitações de servidores da área, se preparando para a pandemia que ainda estava por vir.

“Isso foi essencial na orientação ao prefeito e aos integrantes do Comitê de Crise, instalado posteriormente, e que resultou em medidas eficazes e definitivas no controle da Covid-19. Uma das medidas consideradas mais eficientes foi a instalação de uma unidade referência coronavírus, na rua Alberto Scharlet, 135. Profissionais capacitados e equipados começaram a atender os casos sob hipótese, fornecendo informações para o rastreio das notificações, dando suporte aos pacientes e às famílias no cumprimento ao isolamento domiciliar, mesmo sem a comprovação do diagnóstico, mas seguindo os protocolos corretos.”, informou a prefeitura.