A Prefeitura Municipal de Capelinha (MG) informou no início da tarde desta quinta-feira (02/04/2020) que mais um caso notificado como suspeito de coronavírus (Covid-19) no município foi descartado através de análise laboratorial. Esse é o quarto paciente que testou negativo para a doença, segundo nota divulgada pela administração.

O último informe epidemiológico divulgado pela Prefeitura, no início da noite de ontem (1º), indicava um total de 31 notificações de infecção humana por coronavírus no município. Três destas, sendo duas mortes, já haviam sido descartadas após exames. Os casos suspeitos são monitorados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia a nota divulgada:

Em função da grande demora na liberação de resultados de exames para diagnóstico da Covid-19 (novo coronavírus) pelo laboratório oficial do Estado de Minas Gerais (FUNED), a Administração Municipal de Capelinha, orientada pela equipe técnica da Secretaria de Saúde, decidiu custear o exame de um dos casos notificados como suspeito da doença.
A coleta de material foi realizada no último domingo, 29/03/2020, e o resultado foi liberado na manhã desta quinta-feira (02/04). O paciente testou NEGATIVO para Covid-19. Esse é o quarto caso com resultado comprovado laboratorialmente como negativo em Capelinha.
Como tem sido alertado em todos os informes, o município tem cumprido com muita responsabilidade seu papel no manejo aos casos. No entanto, mesmo atuando rigorosamente na área da Saúde e nas demais envolvidas na crise causada pela pandemia, não é possível garantir que nossos munícipes não sejam infectados pela doença. Sendo assim, é preciso que as pessoas tenham consciência de que se não seguirem as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Administração Municipal, colocarão em risco principalmente os profissionais de saúde de nossa cidade, que são a linha de frente no enfrentamento ao coronavírus.