Cinco famílias de Novo Cruzeiro, município no Vale do Jequitinhonha, estão desalojadas após o rompimento de uma barragem de água particular no distrito Córrego da Saudade, nessa segunda-feira (30). Não há registros de pessoas feridas. O acidente aconteceu, segundo informações preliminares, após o início de obras para expansão da estrutura.

A Defesa Civil do município e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente estão cuidando dos primeiros levantamentos sobre o que teria causado o acidente. Técnicos analisam a segurança na região onde ocorreu o rompimento. A Defesa Civil de Minas Gerais e a Polícia Ambiental compareceram à região. Os moradores começaram, já na noite de segunda, a limpar as próprias casas, engolidas por água e lama. Além das cinco residências atingidas, o rompimento causou a destruição de uma lavoura. Equipamentos usados para trabalho rural também estragaram.

"Nós ouviremos os moradores, o dono da propriedade onde a barragem está, o engenheiro responsável pela obra de expansão e os trabalhadores. Sabemos apenas que a estrutura não suportou a força da água e se rompeu. Não há feridos e não temos ainda noção do estrago material, estamos indo para lá agora para levantar o que aconteceu", esclarece a assessoria de comunicação de Novo Cruzeiro. A Polícia Militar prestou o primeiro atendimento aos moradores.