Na última quarta-feira, 19, os prefeitos de diversos municípios do Vale do Jequitinhonha se reuniram na cidade de Itaobim/MG, com a participação de 18 prefeitos presenciais e o restante on-line, através do grupo do "Whatsapp", visando não criar aglomeração e adotando as medidas do Ministério da Saúde, sem cumprimentos ou saudações, higienização das mãos com álcool gel e distância de um metro e meio, entre os participantes o assunto em pauta foi a adoção de medidas em conjunto para combater e impedir o avanço do COVID -19 (Coronavírus) no Vale do Jequitinhonha.

Ficou definido entre os municípios que todos adotariam medidas de contingenciamento e campanhas educativas, afim de evitar o avanço da doença que já possui notificações e casos suspeitos por diversas cidades do Vale, entre as medidas se destacam:

• A notificação de todas as empresas de ônibus e agências de turismo para que todos que cheguem aos municípios, vindo de grandes cidades ou capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, sejam cadastrados no sistema de acompanhamento das Secretarias Municipais de Saúde, para que seja feito um monitoramento dessas pessoas, sendo detectado qualquer suspeita de sintomas semelhante ao do coronavírus, ficará determinada a quarentena.

• Suspensão por tempo indeterminado dos Grupos de convivência da Saúde e Social, Grupos de Mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

• Cancelamento das reuniões e eventos oficiais dos municípios que envolvam aglomeração de pessoas.

• Suspensão das aulas a partir do dia 18/03 em toda a rede municipal, condicionando as medidas adotadas pelo Estado.

• Suspensão das atividades esportivas nas Quadras, Poli Esportivos e Estádios de Futebol.

• Funcionamento em expediente interno da Prefeitura e Secretárias, ressalvado: Saúde, Arrecadação, Junta Militar e Licitação.

 

Os Prefeitos deliberam que, apesar da intensidade das medidas, as mesmas ainda precisam ser complementadas com outras ações que dependem da participação do Governo do Estado, por isso, decidiram solicitar o adiantamento das parcelas do ICMS e IPVA do acordo firmado com o Governador e o pagamento dos recursos da Saúde, já que o atual governo tem sido negligente quanto a pactuação com os municípios atrasando até o momento os recursos referentes a atenção básica e a compra de medicamentos.

Outra medida proposta pelos Prefeitos foi a adoção, por parte da União, de maior liberdade na movimentação dos recursos da Saúde já que, além do coronavírus, o Vale também precisa lidar com a Dengue, Zika e Chikugunya. Muitas vezes o município possui os recursos na conta da Saúde, mas a destinação do recurso é específico apenas para um determinado serviço e a flexibilidade na movimentação do recurso irá permitir aos municípios atender de maneira eficiente as suas demandas e a dos cidadãos.

Ao final da Reunião, os prefeitos concluíram que os municípios estão tomando medidas duras, mas necessárias a contenção do vírus, mas e necessário a participação e colaboração de toda a população da mesma forma o Estado e a União precisam fazer a sua parte, é um momento nunca antes visto, um cenário de grandes incertezas, dificuldades. É preciso medidas excepcionais para disponibilizar recursos e meios para os municípios impedirem o avanço do vírus e de outras doenças endêmicas.