A Prefeitura de Governador Valadares realizou, no fim da manhã desta sexta-feira (13), uma coletiva de imprensa, para divulgar os decretos e ações que serão tomados como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Há quatro casos suspeitos em Valadares e um caso confirmado em Ipatinga.

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito André Merlo (PSDB) está a recomendação de cancelar eventos públicos nos quais possa haver grandes aglomerações de pessoas. Na rede municipal de ensino, por enquanto, as aulas estão mantidas. “Existe a possibilidade [de cancelar]. Estamos monitorando, mas, no momento, não está cancelado nada”, admitiu o prefeito, sobre as aulas.

Ainda na tarde desta sexta-feira, André Merlo deve emitir um decreto emergencial, instituindo normas que devem ser seguidas como forma de prevenção a uma possível proliferação da doença. Conforme o prefeito, será divulgado um número de telefone para que as pessoas possam receber orientações.

“A orientação é que as pessoas se sentindo mal, ou com gripe, liguem para esse telefone e fiquem em casa, não procurem o sistema de saúde, para que não haja disseminação do vírus. Temos que atender as pessoas que porventura forem infectadas, e os hospitais estão cheios, com pessoas internadas até nos corredores”, disse Merlo.

Caso haja necessidade, o prefeito afirma que requisitará UTI e quartos isolados de hospitais da rede privada.

SCO

De acordo com o prefeito, foi instaurado hoje o Sistema de Comando de Operações (SCO), que funciona sempre que Valadares enfrenta uma situação de risco ou emergência. No entanto, ele afirma que a situação da cidade é tranquila.

Também participaram da reunião do SCO o secretário municipal de Saúde, Enes Cândido, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB), autoridades da segurança pública local e representantes da saúde pública de Governador Valadares.

“Nós estamos instituindo esse comitê por precaução, porque nós preferimos pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta. Mas a situação na cidade é tranquila, nós temos apenas quatro casos suspeitos da doença, que estão sendo acompanhados de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. E até o momento não existe nenhum caso confirmado de coronavírus em Valadares”, destacou André Merlo.