A roçadeira (também chamada ceifadeira) é uma ferramenta manual agrícola ou de jardim. Ela é usada para aparar ervas daninhas e pequenas árvores que não são acessíveis por um cortador de grama ou cortador rotativo. Várias lâminas ou cabeçotes de corte podem ser conectados à máquina para aplicações específicas.

Sua estrutura consiste em um motor que através de um eixo cardã aciona uma cabeça rotativa na outra extremidade.

Essa cabeça rotativa, também chamado de conjunto de corte, pode conter lâminas retas, circulares e curvas, podem ser cabeçotes com fio de nylon e até correntes preso a eles.

Existem vários tipos de fio de nylon, um para cada finalidade.

As linhas (fio de nylon) de aparador de grama vem em várias formas: redonda, trançada, quadrada, em forma de estrela e serrilhada, e de variados tamanhos (diâmetros) de 1,5mm à 3,3mm.

O fio arredondado é o tipo mais comum disponível, porém não o preferido para quem precisa de um acabamento e uniformidade no corte de gramados, pois possui uma aresta de corte a menos e rasga a grama em vez de cortá-la. 

Já as linhas serrilhadas são mais agressivas, às vezes causando danos onde não queremos, geralmente utilizadas em ervas daninhas de maior porte.

Também existem as linhas com uma alma de aço ou outro material mais denso internamente, dando mais resistência a abrasão.

Então, você deve estar se perguntando: “Qual linha de corte e que tamanho devo usar?” 

Como há  uma variedade de linhas com infinitas aplicações, bem como possíveis carretéis anexos para atender a essas demandas, pode ser difícil estabelecer um padrão, tudo vai depender da disponibilidade destas linhas e conhecimento do operador quanto ao que vai cortar.

A resposta mais fácil é que depende de quanta funcionalidade, tipo de serviço, área e exigência você precisa.

Tipos de roçadeira

Podem ser à gasolina, elétrica ou à bateria. 

A opção à gasolina é a mais difundida no mundo. Ela possui versatilidade e é utilizada nos mais diversos locais, como florestas, jardins, sítios etc. 

A roçadeira se torna multiuso com uma variedade muito grande de aplicações, dependendo da necessidade, limpando desde calçadas com limo (1), fazendo o corte preciso de gramados onde existe esta exigência (2), cortando áreas de vegetação mais densa e de difícil manejo (3), até inovações com formatos bem peculiares que também fazem corte de grama (4).

A cabeça do seu aparador de fios ou da roçadeira é a parte que mais sofre durante toda a temporada de serviço. A durabilidade de carretel é colocada à prova quando necessário bater contra o chão duro e agitar-se através de ervas daninhas densas, chicotear rochas e ao redor de postes. Um carretel rachado ou danificado pode causar vibrações excessivas na roçadeira, tornando-o muito desconfortável de operar. 

Quando você precisar de uma substituição, considere os dois projetos mais comuns de cabeçotes manual ou automático.

Dentre os mais tradicionais, o carretel manual foi o primeiro a equipar roçadeiras, de construção simples, precisa ser aberto e desmontado tanto para reposição de fio de nylon, quanto para a continuidade dos serviços quando o fio acaba.

O carretel automático já tem a vantagem de precisar ser aberto apenas para reposição do fio, pois durante o serviço, basta bater com a bolha no chão que este solta uma quantidade de fio de nylon para continuidade do serviço.

Já o carretel automático fácil, não precisa ser aberto em momento algum, tanto para abastecer quanto para trabalhar, basta atravessar o fio de nylon, rosquear a bolha que ele abastece a parte interna com fio de nylon e em serviço basta bater a bolha que ele libera uma quantidade para continuidade do serviço.

Roçadeira: quais são seus componentes?

A roçadeira é constituída basicamente por um eixo onde numa ponta está o motor e a outra uma transmissão com acessórios de corte.

Existe uma variedade muito grande no mercado de roçadeiras, algumas são constituídas eixo rígido outras com eixo flexível, o guidão pode ser ergonômico ou não, os punhos podem ser de borracha ou não mas essencialmente a roçadeira possui motor, haste, guidão e transmissão.

Para que serve roçadeira?

A roçadeira tem como principal função a limpeza e manutenção de áreas cobertas por relva, grama, ervas daninhas e pequenos arbustos. A vantagem da roçadeira é que pode ser usada em locais irregulares, morros, buracos, florestas.

Em locais extremamente planos e extensos, recomenda-se a utilização de cortadores de grama. Já em locais de pouco espaço e pouco serviço, recomendam-se ceifadeiras.

Acessórios de uma roçadeira

A roçadeira é uma ferramenta muito versátil, podendo se transformar em várias outras ferramentas muito úteis.

  1. Faca 3 pontas
  2. Capinadeira
  3. Moto poda
  4. Podador de cerca viva
  5. Soprador
  6. Cortador de cantos
  7. Carretel de fio de nylon
  8. Serra circular 80 dentes
  9. Serra circular 40 dentes de vídea
  10. Moto bomba
  11. Escova rotativa
  12. Coletor de oliveira
  13. Coletor de café
  14. Cortador folha de palmeira