A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) investiga 161 casos suspeitos do novo coronavírus, o Covid-19. Um caso foi confirmado e outros 28 foram descartados. A paciente é de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, que viajou para a Itália, onde há um surto da doença.

Já o Ministério da Saúde diz que são 122 os casos suspeitos. A diferença, segundo a SES, é que o governo federal demora um pouco para atualizar os números estaduais.

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (9) a secretaria informou que os exames para diagnosticar o coronavírus serão feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte e não mais pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

“O que nós estamos agora fazendo é de estruturar a Funed para fazer o exame aqui no estado de Minas. Os kits de exame já chegaram, para o corona, e nós vamos ter o treinamento da equipe, Provavelmente nesta semana. Provavelmente semana que vem já têm os exames feitos aqui em Minas”, disse o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

A preocupação agora é com aproximação da temporada de frio quando aumenta o risco de transmissão para todas as doenças respiratórias. A SES informou que já está se preparando para ampliar a rede de assistência aos pacientes com suspeita de coronavírus.

“O governo vem se preparando desde a notificação na China. Fizemos plano de contingência, educação da equipe técnica, treinamento, agora junto com ministério, estruturar a rede. Preparar o estado para desde número pequeno até número muito grande”, disse o secretário.