O alto volume de chuva dos últimos dias no Leste de Minas Gerais voltou a encher o Rio Doce. Em Governador Valadares (MG), alguns bairros já foram atingidos pela elevação do nível do rio que chegou a 2,4 metros às 21h, segundo a régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

No Avenida Rio Doce, no bairro São Pedro, um carro caiu no encontro do rio com o Córrego do Figueirinha e foi levado pela correnteza. Moradores se desesperaram para salvar o motorista que estava dentro do veículo.

O vídeo mostra que o lado do motorista ameaçava afundar. Pessoas que estavam no local tentavam passar orientações para o homem e para quem tentava socorrê-lo. Após alguns minutos de agonia vivido pelo os que acompanharam a situação, o veículo agarrou em uma árvore e um dos moradores quebrou o vidro que fica do lado do passageiro. Após sair do carro, o homem ainda caiu na água e foi puxado pelas pessoas que tentavam ajudar.

O morador que aparece no vídeo quebrando o vidro para socorrer o motorista, é Luiz Felipe Souza. Segundo ele, vivenciar essa cena foi uma novidade e que no bairro nunca havia acontecido isso.

“Eu estava no banho e gritaram que tinha um carro caído dentro da água. Como eu já conhecia o motorista de vista, aí todo mundo começou a ajudar. Quando o carro foi chegando mais para a beira do rio, conseguimos quebrar o vidro e tirar ele”.
Luiz Felipe ainda conta que o homem parecia estar em estado de choque e foi levado pelo pai para o Hospital Municipal de Governador Valadares.

‘Perdemos tudo’

Na última enchente na cidade, em janeiro, Luiz Felipe conta que ele e a esposa perderam muita coisa e que não imaginava viver a mesma situação um mês depois.

“Não imaginei, mas já perdi tudo praticamente. Não tenho mais nada a perder, tenho pouca coisa”, contou.
Na época, o pico do nível do rio chegou a 3,93 metros na régua do SAAE. A prefeitura informou que 50 mil pessoas foram atingidas; 15 mil ficaram desalojadas e 292 desabrigadas. O município decretou situação de emergência.

Pode subir mais
Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, o nível do Rio Doce pode chegar a 3 metros na manhã desta quinta-feira (5).

 
De acordo com a nota, a prefeitura tomará medidas preventivas caso haja alguma alteração nas previsões meteorológicas.

“A orientação é que a população que historicamente é atingida pelo transbordamento do Rio Doce cuide de seus familiares, animais de estimação, seus móveis e, em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar)”, orientou o comunicado.