Para investigar homicídios em Nanuque (MG) neste ano, as polícias Civil e Militar realizam a Operação Falcifer na manhã desta sexta-feira (14). Foram expedidos três mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. 

Segundo a PC, 120 policiais participam da operação, que conta com apoio aéreo de um helicóptero e de cães farejadores. 

As investigações sobre os homicídios levaram cerca de 30 dias. Foi apurado que uma facção criminosa que atua em Nanuque também possui integrantes em Belo Horizonte. 

O termo Falcifer significa “portador da foice”, simbolizando uma entidade sombria que representa a morte. O nome faz operação faz referência aos crimes bárbaros de homicídios que foram praticados na cidade neste ano. 

Homicídios em Nanuque 

O corpo de uma mulher foi encontrado no Rio Mucuri no dia 11 de janeiro. Ela estava com uma corda amarrada no pescoço, simulando que teria cometido suicídio, mas a perícia identificou diversas perfurações no pescoço dela, indicando homicídio. 

Já no dia 21 de janeiro, um jovem de 22 anos e o filho dele de 1 ano morreram abraçados enquanto dormiam, no bairro Getúlio Vargas. A casa da família foi invadida por criminosos durante a madrugada, que dispararam contra o rapaz, que morreu na hora. A criança chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. 

Dois dias depois, em 23 de janeiro, um jovem de 19 anos foi morto com nove tiros no bairro Izadélfia Ferraz Brito. Ele já tinha passagens pela polícia e havia sofrido uma tentativa de homicídio em 2017.