O governo de Minas Gerais tem cinco dias para informar ao Ministério Público se cumpriu a recomendação de reavaliar uso de sistema informatizado de matrícula e sanar falhas. Desde domingo (9), pais formavam filas na tentativa de garantir vaga para os filhos nas escolas estaduais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), esta é a primeira vez que o processo foi realizado totalmente online. Mais de 327 mil pré-matrículas foram realizadas. Porém, muitos pais reclamaram que o sistema é instável e que não há garantia de vaga.

Pais ou responsáveis podem se dirigir à unidade de ensino que tiver vaga disponível, mas para isso devem consultar o site para ver a disponibilidade de vagas.

Segundo o MP, “conforme a recomendação, a Secretaria de Estado de Educação deverá também adotar, com a urgência que a situação demanda, as providências para sanar todas as falhas observadas na implantação e na operacionalização do sistema informatizado”.

A SEE informou que a fila é resultado de um processo informatizado que levou pais e mãe à porta das escolas onde ainda há vagas remanescentes, ao contrário de anos anteriores.