Fortes pancadas de chuvas voltaram a castigar Minas Gerais na noite de terça-feira 28, elevando o número de mortos nos temporais dos últimos dias para 54, informou a Defesa Civil do estado. As vítimas mais recentes são um homem que morreu soterrado na cidade de Nova Lima, na noite de terça, e uma mulher que teve o carro engolido por uma cratera no asfalto da MG-133, perto do município de Tabuleiro, na Zona da Mata, nesta madrugada.

Em Belo Horizonte, o índice pluviométrico atingiu 128,9 milímetros entre 20h e 22h, de acordo Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Nova Lima, ruas se transformaram em rios: em três horas, de 19h30 e 22h30, o acumulado foi de 129,5 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Até o momento, a Defesa Civil mineira contabiliza 46.980 afetados, incluindo mortos, desalojados, desabrigados, feridos e desaparecidos.

Para esta quarta-feira, 29, ainda há previsão de chuvas em Minas Gerais, ainda que não em todo o estado. “A chuva não é generalizada, mas ainda pode cair moderada a forte, inclusive sobre a região metropolitana de Belo Horizonte”, informa o site de meteorologia Climatempo. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a expectativa é de que chova até 70 mm na capital mineira.