Um açude se rompeu  na manhã desta quinta-feira, (23), no povoado de Paca, no município de Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha (MG) deixando moradores ribeirinhos das cidades do Baixo Vale do Jequitinhonha em alerta. Não há relatos de mortes e feridos.

De acordo com a Defesa Civil, o excesso de chuva na região pode ter contribuído para o rompimento  do açude provocando   o transbordamento do Córrego São Lourenço que corta a cidade de Aricanduva.

O alagamento invadiu  lojas e residências, como informou o comerciante Marciano Gomes, que vive em Aricanduva e deixou vários moradores ilhados..

"Tem dois dias que chove muito e isso acabou rompendo essa represa aqui. A água veio muito forte e alagou parte da cidade. Algumas lojas foram invadidas e um morador teve que ser socorrido pois a água invadiu sua casa", contou o comerciante. Segundo ele, sua loja não foi atingida pela água.

Ele contou que a chuva neste momento cessou na cidade, mas que o tempo continua fechado.

ALARMES

 Áudios e vídeos divulgados pelas redes sociais dando conta que as águas atingiriam o rio Araçuai provocando uma grande enchente, alarmaram os moradores de Berilo e Araçuai. Internautas compartilharam os conteúdos deixando os moradores da  parte baixa da cidade de Araçuai, em estado de alerta.

A distância em linha reta entre Aricanduva e Araçuaí  é de  125 km, mas a distância de condução é 196 kmLeva-se 3 horas e 42 minutos para ir de Aricanduva a Araçuaí

" Muita gente aqui da nossa comunidade ficou apavorada com medo da enchente", disse Keuma Nepomuceno, moradora da comunidade do Itapicurú, na divisa dos municípios de Virgem da Lapa e Araçuai.

Pela manhã um policial de Francisco Badaró, através das redes sociais,  tranquilizou moradores dando conta de que o volume das águas da barragem que se rompeu,  não provocaria transbordamento do rio Araçuai.

De acordo com a Polícia Militar em  Araçuai,“  o rompimento do açude não vai gerar impactos significativos  na cidade. “Se isso fosse ocorrer a Polícia Militar já estaria se mobilizando para avisar a população ribeirinha da cidade e da zona rural. Por enquanto a situação está sob controle” " Não há motivo para alarmes. Sem risco de inundação", informou Sargento Ernani Martins, da assessoria de Comunicação da PM em Araçuai.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que monitora o caso e mais informações devem ser divulgadas ao longo do dia

Até o momento, nem a prefeitura de Araçuai nem a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, divulgaram qualquer comunicado de esclarecimento à população.