Um açude de água se rompeu nesta quinta-feira (23) em Aricanduva (MG), no Vale do Jequitinhonha. Segundo informações preliminares da Defesa Civil, o rompimento fez com que o nível do rio São Lourenço subisse 1 metro, acarretando uma inundação na cidade.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, não há informações sobre feridos ou desalojados até o momento. O órgão está monitorando a situação.

O G1 conversou com o prefeito da cidade, Orlando Cordeiro Oliveira, que informou que o açude que se rompeu é de pequeno porte e fica em uma propriedade particular.

"A situação assustou os moradores, mas até o momento não temos relatos de feridos. A água invadiu alguns comércios, algumas casas. Estamos monitorando os prejuízos", informou.

Ainda de acordo com o prefeito, o rompimento ocorreu por volta de 10h na comunidade rural de Córrego do Paca. No entanto, uma barragem na zona rural também está correndo risco de estourar.

"Choveu muito por aqui, a noite toda, foram 80 milímetros. Essa outra barragem tem maior volume de água que esta que rompeu, mas fica mais distante. Ainda não sabemos o que pode acontecer se ela se romper", afirmou.

Orlando Oliveira informou ainda que o alagamento na cidade durou pouco tempo e que a Prefeitura está fazendo a limpeza das ruas.