Com o objetivo de facilitar as tomadas de decisão dos pecuaristas, o mestrando em Medicina Veterinária do IFNMG, Dérek Freitas Ferreira, realizou em sua dissertação um experimento para analisar um sistema de pecuária de precisão que indica o peso de cada bovino de forma rápida e dinâmica, o que permite um acompanhamento mais eficiente do desenvolvimento dos animais.

Dérek, que é médico veterinário do IFNMG – Campus Salinas, participou de toda a parte experimental do sistema, que é desenvolvido pela empresa BOSCH. O procedimento foi realizado na fazenda Santa Mônica, em São João da Ponte, em uma parceria do IFNMG com a empresa BOSCH e o grupo ARG. A dissertação foi orientada pelo professor Rogério Mendes Murta, que também é pró-reitor de pesquisa do IFNMG.

Com a plataforma de pesagem dinâmica, o pecuarista tem o peso de cada animal durante o tempo de confinamento. Desse modo, pode-se estabelecer uma relação entre o desenvolvimento médio do animal com o desenvolvimento médio do rebanho. "A partir dos resultados o pecuarista toma a decisão, por exemplo: se o animal não está ganhando peso comparando aos demais, então pode tirar do confinamento, porque o pecuarista não terá o retorno financeiro desejado", explica Dérek.

De acordo com Dérek, a ferramenta de pecuária de precisão possui diversas formas de auxiliar o pecuarista. "São várias as vantagens, como por exemplo: evitar a movimentação desnecessária de animais para serem pesados, é de fácil limpeza, manutenção e adaptação dos animais, além de possuir uma fácil interpretação dos dados por parte dos pecuaristas", diz.

Segundo o mestrando, para obter uma maior eficiência na produção e para adequar os sistemas de produção com as exigências do mercado, é necessária a melhoria da gestão da cadeia produtiva, em especial das etapas que ocorrem nas propriedades rurais. "A pecuária de precisão surge como promessa na pecuária mundial, uma vez que possibilita o gerenciamento das propriedades rurais de forma mais eficaz. Assim, a pecuária de precisão surge como ferramenta essencial para atender as demandas futuras por carne de qualidade", afirma.

Experimento

De acordo com Dérek, a elaboração do projeto teve duração de dez meses, e foram mais sete meses para o experimento de campo. Foram utilizados para a pesquisa um total de 660 animais, divididos em três grupos de machos, com 120 animais cada, e três grupos de fêmeas, com 100 animais cada. Os animais que fizeram parte do experimento eram um cruzamento das raças Nelore e Angus, com peso médio inicial de 360 kg.

Dérek afirma que um dos diferenciais do sistema, é ser autossuficiente quando se trata de energia, uma vez que possui uma placa solar acoplada a ele, que permite o pleno funcionamento em regiões onde não possui energia nas proximidades.

"Além de todas as possibilidades de trabalho com o sistema, ele também pode ser utilizado na determinação do ponto ideal de abate dos animais, que é um momento crítico de decisão para o pecuarista", relembra o veterinário. Ao analisar o ganho de peso alcançado diariamente, relacionando com as metas, é possível determinar quando os animais param de ganhar musculatura e passam a depositar gordura. Desse ponto em diante, os animais terminados que se encaixam dentro das características desejadas pelo frigorífico e pelo mercado consumidor, são enviados ao abate.

Hoje em dia, o sistema é utilizado em alguns confinamentos do país como em Goiás, por exemplo. O acadêmico afirma que o projeto está em fase final de testes para ser apresentado e comercializado.