O rio Água Bela, considerado um dos cartões postais – e ponto turístico - mais famosos do município de Almenara, foi assassinado. Anos e anos de maus-tratos e falta de cuidados da população contribuíram para o fim de um dos rios mais famosos da região. 

Conhecido por suas águas caudalosas, onde muitos se banhavam e usavam para sua subsistência, o rio foi vítima do assoreamento causado pela população, que desmatou as margens do curso de água, acabando com a mata ciliar, principal responsável por não permitir que resíduos cheguem até o corpo do rio e impeçam seu fluxo. 

A exploração agropecuária desordenada praticada pelas populações ribeirinhas do Água Bela, com a construção desenfreada de pastos e a presença de animais soltos próximos às nascentes, contribuiu para que o rio fosse morrendo aos poucos, até sua extinção total. 

O leito do rio está totalmente seco, podendo ser atravessado a pé de uma margem a outra. 

Tudo isso é resultado da péssima ação humana sobre a natureza, a falta de consciência ecológica leva as pessoas a menosprezarem recursos que, cedo ou tarde, acabam fazendo falta para a sobrevivência da população.