Uma idosa de 65 anos foi resgatada em Governador Valadares (MG) na noite desta quarta-feira (25) após ter sido abandonada pelo próprio filho, um jovem de 27 anos. A Polícia Militar foi acionada após uma testemunha ouvir os gritos de socorro da vítima, que se feriu tentando fugir do barraco onde ficou presa por dois dias. Um vídeo gravado pelos militares mostra as condições em que a mulher foi encontrada, veja acima. 

De acordo com a PM, o barraco não possuía água, energia, nem comida para a idosa, que é quase totalmente cega devido a uma catarata. Quando tentava sair do local, ela se pendurou no portão, mas ele quebrou e caiu sobre a mulher. 

Em vídeo gravado pela equipe da PM durante o resgate da idosa, um militar pergunta o nome da mulher e como ela foi parar no barraco. Com muita dificuldade para falar, ela responde que o filho a deixou naquele lugar: "Não queria vir aqui não". 

No vídeo, o militar questiona se ela se alimentou durante o tempo em que esteve no barraco e ela diz que não. O policial ainda pergunta sobre o cartão dela para recebimento de benefícios sociais e ela diz que o filho não repassou nenhum dinheiro para ela. 

Na gravação, o militar registra com indignação as condições em que a idosa foi abandonada: em um barraco sem condição de ser habitado e em uma região de alto índice de criminalidade, no alto do bairro Nossa Senhora das Graças. 

"Em pleno Natal, ser acionado para atender a uma ocorrência dessa envergadura faz a gente refletir sobre o quando as pessoas têm perdido a noção de humanidade", lamentou o sargento que participou do socorro à idosa. 

A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal, onde foi medicada. Ela está sendo acompanhada por uma equipe da assistência social do município. 

O filho da vítima foi encontrado em casa, deitado com a namorada em quarto com ar condicionado. Ele negou que tivesse abandonado a mãe e disse que estava cuidando dela. Questionado sobre o cartão de benefício social recebido pela idosa, o filho tirou o cartão da carteira dele e entregou aos militares. 

O jovem foi preso e encaminhado para a Delegacia Civil e depois para o presídio de Governador Valadares. Segundo a Polícia Civil, o jovem vai responder pelo crime abandono de incapaz, que tem pena de prisão de seis meses a três anos, e pode ter a pena aumentada em um terço por ser descendente da vítima e por ela ter mais de 60 anos.