No último sábado, 07/12, aconteceu na cidade de São Paulo, a formatura do curso RenovaBR Cidades 2019. Ao todo foram 1.170 alunos que concluíram o curso, dos mais de 31 mil inscritos e 1.400 selecionados, que nunca ocuparam cargos eletivos e pretendem concorrer as prefeituras e câmaras municipais em 2020. Dentre esses alunos quatro são filhos do Vale do Jequitinhonha, são eles: Danilo Borges, de Araçuaí; Tales Bandeira Arrudas, de Pedra Azul; Philipe Viana, de Turmalina; e Antônio Cardoso, de Diamantina.  

Durante o evento que foi realizado na Sala São Paulo, os representantes do Jequitinhonha realizaram uma manifestação em defesa dos nossos rios Jequitinhonha e Araçuaí, ao pedir por socorro para as bacias hidrográficas dos mesmos. No momento da manifestação, estavam presentes diversas autoridades políticas, dentre eles os deputados federais Rodrigo Maia (DEM/RJ, presidente da Câmara Federal; Tabata Amaral (PDT/SP); Felipe Rigoni(PSB/ES); Vinicius Poit (NOVO/SP) e o senador da República Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE), além do apresentador Luciano Huck. 

 

As lideranças levantaram a faixa com pedido de socorro aos nossos rios em alguns momentos durante a confraternização e na cerimônia de formatura. “É dever nosso como filhos e filhas do Vale do Jequitinhonha por onde passamos deixamos o nosso grito. Os nossos rios e córregos estão literalmente morrendo, precisamos de ações concretas o quanto antes”, destaca Danilo Borges. Para Tales Bandeira, "o ato foi de grande simbolismo, pois estávamos entre as principais lideranças políticas e empresariais do presente e futuro do país." E acrescenta ainda que, "como filhos do vale e formandos no RenovaBR, temos o dever de voltar pra nossas realidades e contribuir efetivamente na transformação dessa triste situação." 

 

SOBRE O CURSO – RENOVABR CIDADES 2019

O curso RenovaBR Cidades 2019 teve duração de quatro meses e uma carga horária total de 96 horas, além da realização de exercícios, projetos práticos e entrega do trabalho final de curso. Durante o período, os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de terem acesso à conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha. 

As aulas serviram tanto para quem tem interesse em se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, a escola de formação política optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. Os alunos assistiram aulas que incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, planejamento urbano, ocupação do solo, entre outras. 

 

“É fundamental preparar a nova geração de políticos. Selecionamos pessoas com histórico de realização e interesse pelo coletivo. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos. Destacamos temas municipais cruciais e que não têm necessariamente um só lado. Por exemplo, plano diretor, lei de destinação de resíduos, saneamento básico e educação em primeira infância. Queremos levar mais conhecimento às mesas de decisão dos municípios porque as pessoas vivem nas cidades”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR. 

 

SOBRE OS ALUNOS

Neste ano mais de 31 mil pessoas se inscreveram no curso de formação política – número quase oito vezes maior que o do ano de 2018. Foram selecionadas 1.400 pessoas que representam 445 cidades de todas as regiões do país. Além disso, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados. 

SOBRE O RENOVABR

RenovaBR existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. A iniciativa seleciona e prepara pessoas comuns do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importa o partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha comprometimento ético. 

RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.