Nesta segunda-feira 9 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o professor Aurélio Lamare Soares Murta, será nomeado o mais novo Membro Imortal da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). A reunião do Conselho Diretor Acadêmico e do Conselho de Honrarias e Méritos, composto pelos Notáveis da Academia, ocorreu em Brasília e o nome do professor foi, por unanimidade, escolhido para ocupar a Cadeira de Número 38 da Academia. 

A Academia Brasileira de Ciências é uma academia de ciências que divulga e fomenta a produção científica no Brasil desde 3 de maio de 1916, tendo sido fundada por 27 cientistas 

O professor Aurélio Lamare, nascido em Araçuaí, é doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Saiu em 1990 de Araçuaí, para estudar no Rio de Janeiro, onde fez mestrado, doutorado e dois pós-doutorados. Ele é filho do casal Maria de Fátima Soares Murta, que durante muitos anos foi funcionária do Banco do Brasil em Araçuaí, e do saudoso Osório Murta. 

Atualmente, ele é docente do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-graduação em Administração (UFF) e coordenador do MBA em Logística e Supply Chain (UFF). 

No dia 16 de setembro o professor foi contemplado com o prêmio “Troféu Frotas & Fretes Verdes 2019”, na categoria pesquisador individual. 

Este prêmio teve por intuito contemplar o pesquisador cientista que mais se destacou por suas publicações e contribuições para a ciência logística no ano de 2019. O Instituto Besc de Humanidades e Economia, organizador do prêmio, parabenizou os vencedores. O prêmio demonstra o reconhecimento ao professor por uma vida dedicada aos estudos, à pesquisa científica e ao ensino sério e de qualidade. 

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 03 de dezembro, em São Paulo, e contou com a presença do o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.