A Polícia Militar informou que foram recuperados três dos quatro veículos roubados por criminosos na noite da última terça-feira (19) em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG). O vereador Erotides Esteves (PT), 65 anos, uma das vítimas dos assaltos, acredita que os crimes estejam ligados à retaliação de bandidos, inconformados com a prisão na manhã daquele dia, de dois criminosos, acusados de ordenar o assassinato de 3 traficantes rivais.

Segundo a ocorrência, militares da cidade foram acionados e compareceram ao bairro Lazaredo, onde um homem alegou que por volta das 20h55, transitava pela rua Uberaba quando foi abordado por dois homens encapuzados e armados que exigiram a entrega do aparelho celular e a motocicleta. O homem foi levado para um matagal e obrigado a permanecer deitado no chão. Os criminosos fugiram, efetuando disparos de armas de fogo.

Na manhã de quarta-feira (20) durante o rastreamento, os militares encontraram em um matagal a motocicleta Honda CG 125 de cor azul, que havia sido roubada pela dupla.

Mais roubos

Também na terça-feira, por volta das 23h10, militares compareceram à rua Uberaba, onde o taxista Vilmar Sousa Silva, de 51 anos, contou que foi até ao bairro Lazaredo para buscar 4 passageiros que ele havia levado horas antes àquele local. No momento em que os passageiros estavam embarcando, chegaram dois homens armados com revólver, e de cara limpa, obrigaram os passageiros a descerem do carro, e na sequência, levaram o veículo dele, R$ 500 reais e um aparelho celular de um dos passageiros. O taxista já havia sido vítima de mais outros dois assaltos em 2015 e em 2016.

Ao serem acionados, policiais militares localizaram o veículo roubado em uma estrada de terra que dá acesso a Comunidade da Baixa Quente. O veículo, removido para um pátio credenciado do DETRAN, apresentava algumas avarias causadas durante a fuga dos assaltantes

Uma hora após o registro desta ocorrência, a Polícia Militar foi novamente acionada, desta vez, para comparecer à avenida Clementino da Silveira no Bairro Corredor, onde clientes de um bar foram surpreendidos por dois criminosos que chegaram armados e anunciaram um assalto. Eles levaram a motocicleta de um funcionário público e uma picape de um vereador da cidade, além de celulares, documentos e dinheiro das vítimas, incluindo o proprietário do bar.

Uma das vítimas, o vereador Erotides Esteves Silveira,65 anos, contou que estava no bar conversando política com amigos quando os dois criminosos chegaram de cara limpa, no local. Ele os descreveu como sendo brancos, de estatura mediana, aparentando menos de 30 anos. “Os dois foram direto à nossa mesa. Armados com revólveres calibre 22, obrigaram todo mundo a deitar no chão. Entregamos tudo que pediram: dinheiro, carteira, celulares. Depois exigiram as chaves da moto de um amigo, e a do meu carro, uma caminhonete Fiat Strada e fugiram em seguida.

O que os criminosos não imaginavam é que um dos clientes havia escondido um celular que foi usado para acionar a polícia que compareceu de imediato.

“Creio que os militares já conheciam a rota de fuga de bandidos da região e eles acabaram sendo localizados na antiga estrada de terra que ligava Araçuaí a Francisco Badaró”, observou o vereador.

Durante a perseguição, os policiais atiraram na caminhonete do vereador e o bandido que a conduzia, acabou abandonando o veículo e fugindo na moto, junto com o comparsa. Essa moto, que pertence a um funcionário da Receita Estadual de Araçuaí, ainda não foi localizada. Até o momento ninguém foi preso.