O Comando da 15ª Região de Polícia Militar promoveu no dia 06 de novembro de 2019, em Teófilo Otoni, uma conferência para os Policiais e Bombeiros Militares sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata, evento que se integra a campanha desenvolvida nacionalmente no corrente mês, denominada “Novembro Azul”, período referencial de cuidados com a saúde da população masculina.

Na oportunidade foi ofertado aos participantes a realização voluntária do exame de sangue específico denominado PSA (Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português).

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, Coronel Neir Adriano de Souza, realizou a abertura do evento, e durante pronunciamento incentivou a tropa a priorizar tempo para adoção de comportamentos direcionados a prevenção à saúde individual. Na sequência, o bioquímico, Dr. Aloísio Neiva, ministrou a palestra com o tema “Prevenção do Câncer de Próstata”. Foi apresentado os tratamentos possíveis para a pessoa acometida pela doença, frisando a importância da prevenção. Destacou a necessidade dos homens de se submeterem regularmente a exames e procedimentos, de maneira a detectar qualquer anormalidade na próstata o mais breve possível, para a eficácia do tratamento e aumento da probabilidade de cura.

Durante todo o evento, uma equipe do Laboratório Carlos Chagas de Teófilo Otoni, coletou amostras de sangue dos militares com idade acima de 40 anos, como um dos esforços voltados a prevenção e diagnóstico da doença.
Ao final das atividades de conscientização sobre o assunto, os militares puderam saborear um nutritivo café da manhã oferecido pela coordenação do evento.