O temporal que caiu na cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG) na noite da última terça-feira (22) destruiu parcialmente a escola estadual Manoel da Silva Gusmão, no bairro Porto Alegre. Parte do telhado da entrada desabou e os alunos não puderam voltar à escola nesta quarta-feira (23). 

A Escola ficou praticamente destruída por conta do alagamento que atingiu a área onde fica o refeitório e também salas de aula e da administração, danificando móveis.  

Em nota, a diretora Marina Célia, informou que as aulas estão suspensas por prazo indeterminado. 

Outra vez de novo 

Não é a primeira vez que a escola sofre com problemas em sua estrutura por conta das chuvas.  A escola foi construída em 1980. 

Em janeiro de 2013 uma forte chuva provocou sérios danos em toda a estrutura da escola que possui em torno de 400 alunos matriculados de 1º ao 9º ano. 

A enxurrada invadiu todas as salas do prédio, destruindo livros da biblioteca, documentos da secretaria e equipamentos do laboratório de informática. “Contamos 30 computadores danificados. É um prejuízo enorme”, lamentou uma funcionária da escola. 

Na ocasião, muitos livros de matrículas e de prestação de contas que estavam em caixas plásticas, nas prateleiras baixas dos armários, ficaram molhados. Uma parte da cobertura da quadra de esportes também ficou destruída. 

A situação que não era boa, ficou ainda pior. Por todos os lados, o que se via era só destruição. Por conta do salitre, o reboco de várias paredes caiu e o piso de cerâmica das salas de aula se soltou. 

A ação do tempo também destruiu o acabamento dos bancos do pátio que estavam com os tijolos carcomidos e à mostra. 

Tempos depois a escola passou por reforma, mas acabou sendo atingida mais uma vez pelas chuvas deste ano, que mal começaram.