A chuva forte que atingiu Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG) no início da noite desta terça-feira (22) causou transtornos no trânsito, alagamentos e estragos. Não há registro de feridos nem de desabrigados. A chuva, acompanhada de muitos raios, relâmpagos e trovoadas teve início por volta das 20 horas, seguindo forte até as 21 horas. Em seguida, a chuva moderada que permaneceu por toda a madrugada. 

A Polícia Militar informou que não recebeu chamados de alagamentos com intensidade e que por enquanto, a situação está dentro da normalidade. No entanto, vídeos mostrando casas alagadas no bairro Esplanada foram publicados nas redes sociais. 

Os maiores transtornos foram registrados na Praça do Fórum, que ficou completamente alagada. Pela manhã garis e máquinas da prefeitura retiravam a lama e a sujeira deixada pela enxurrada. 

“Todos os anos em épocas de chuva ocorre esta situação. Entra gestão e sai gestão, é a mesma coisa. É preciso que a prefeitura e a Copasa encontrem uma solução. Creio que o problema é a falta de calçamento nas ruas dos bairros da parte alta e a tubulação do esgoto que não suporta o volume das águas”, destacou Adriano Resende, funcionário do Posto Resende. O posto teve a oficina e a entrada onde ficam as bombas de abastecimento, atingidos pela lama. “É prejuízo”, lamentou Adriano. 

Pela manhã, o trânsito teve que ser alterado nas proximidades do posto, se normalizando no final da manhã.  No jardim da praça e na porta da biblioteca pública municipal, ainda há lama acumulada. 

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Araçuaí não abriu nesta quarta-feira (23).  

De acordo com a gerência, o fechamento acontece por motivos de segurança, já que a água atingiu a rede elétrica da unidade. Os danos à rede e os reparos necessários estão sendo avaliados. 

De acordo com o Clima Tempo, as chuvas na região seguem até sexta-feira (25).