A Exposição Masé Dupin reúne 14 obras da artista plástica natural de Jequitinhonha/MG, Maria José Pinto Damas de Oliveira até o dia 10 de novembro de 2019. As visitas poderão ser feitas gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.

Os curadores Felipe Matos e Cláudio Bento promoveram a abertura da exposição na noite do dia 10 de outubro com um coquetel que contou com a presença de autoridades, escritores, empresários, professores, pais e jovens. "O objetivo agora é receber alunos da rede pública municipal na Casa de Cultura para uma oficina de arte, onde os alunos poderão se inspirar nas telas para criar sua própria arte", dizem os curadores. 

Nosso objetivo é disponibilizar um espaço para as pessoas do Vale do Jequitinhonha tenham acesso à arte e cultura. Nosso desejo é manter esse espaço em funcionamento com exposições periódicas de artistas e artesãos de todo Vale do Jequitinhonha. 

Sobre Masé Dupin

Masé Dupin, quando menina, adorava o Jequitinhonha. Às vezes, ia escondido nadar com irmãos no rio. Tem boas recordações da cidade principalmente da casa de Dona Geralda onde aprendeu pintura em tecido ainda menina e despertou-se para arte. 

A artista tinha os pais como referência. Ficava impressionada com a facilidade do pai,  Erasmo Rocha Pinto, quando fazia os desenhos dos currais que construía. Masé acredita que herdou seu dom para a pintura da sua mãe, a senhora Maria Rosa Duarte dos Santos, que era uma artista e a incentivava  muito. Seu pai faleceu em 1994 e sua mãe em 2001.

Hoje com 72 anos Dupin reside em Belo Horizonte/MG há 51 anos, tem um casal de filhos, Wagner e Rose e uma neta. Gosta muito de pintar paisagens e figuras humanas. 

Sobre à Casa de Cultura:

A Casa de Cultura de Jequitinhonha é uma organização cultural, sem fins lucrativos com objetivo de promover, divulgar e incentivar a produção cultural nas diferentes camadas sociais, visando à democratização da cultura como valor universal, desenvolvendo a compreensão da arte dando acesso às expressões artísticas que desenvolvam os seus potenciais, estimulando o seu sendo estético e a sua curiosidade.

Fundada pelo sr. Pedrito Ribeiro Rodrigues em 28 de março de 2008, a Casa de Cultura reúne um rico acervo do seu fundador e promove exposições de arte, oficinas de formação, eventos culturais e beneficentes, sala de informática, sala de cinema, bibliotecas, além de alugar tendas, cadeiras e mesas para eventos gerando uma receita que mantêm o funcionamento deste bem cultural.