Sempre antenado às questões relevantes do município e reconhecido como dos mais atuantes de Almenara, o vereador Sandro Augustinho (vice-presidente da Casa) foi presença marcante na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Almenara nesta segunda-feira, 30 de setembro, oportunidade na qual o Executivo municipal promoveu o lançamento do Plano de Mobilidade Urbana local.

O evento reuniu diversos segmentos da sociedade almenarense e contou com uma excelente e detalhada palestra sobre o tema em tela, ministrada pela Dra. Núbia Sudário, geógrafa (UFU); Mestre em Engenharia Civil - Planejamento Urbano e de Transportes (UFU); MBA em Logística e Gestão de Operações (FAGEN); Especialista em Trânsito (Fundação Guimarães Rosa/Denatran); Doutora em Geografia Urbana - Mobilidade e Acessibilidade Urbana (UFU) e Pós-Graduada em Engenharia de Tráfego (Unyleya/DF).

O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento norteador de planejamento de curto, médio e longo prazo que visa a melhoria da mobilidade urbana das cidades. É composto por um conjunto de objetivos e metas que buscam estratégias, recursos materiais e recursos humanos que se engajem para uma efetiva transformação local visando o desenvolvimento da cidade. Este instrumento deve ser construído a partir de uma relação essencial com o Plano Diretor do Município.

O PlanMob/Almenara será de fundamental importância para identificação de pontos interligados, tais como uso do solo que está diretamente relacionado a qualidade ambiental. A Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU - foi instituída pela Lei Federal 12.587 de 03 de janeiro de 2012.

O vereador Sandro Augustinho, que é graduado em Gestão Ambiental pela UNIPAC, fez questão de destacar que o Legislativo almenarense terá participação efetiva na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana local, colocando para tanto toda sua estrutura nesse propósito, "projetando Almenara assim a um futuro brilhante, para que seja uma cidade cada vez mais progressista e também humanizada no aspecto mobilidade ."