Milhares de pessoas lotaram a região central da cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, na manhã dessa sexta-feira (20), para prestigiarem  o tradicional desfile cívico em homenagem ao aniversário de 148 anos de emancipação político-administrativa do município.

Ao menos 1.500 estudantes participaram do desfile.

O evento  homenageou grandes escritores da literatura  brasileira. O desfile, dividido em 27 pelotões, reuniu as  escolas municipais e estaduais e o Instituto Federal Norte Mineiro (IFNMG).

Os estudantes deram um show de criatividade. Robustas alegorias e apresentações afinadas homenagearam grandes nomes  a exemplo de Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Érico Verissimo, Cora Coralina, Vinicius de Moraes, Ziraldo, Dias Gomes, Ferreira Gullar, Caio Fernando Abreu, José Lins do Rêgo, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

A escritora e professora Nana Colares, de Araçuaí (in memoriam) também foi lembrada, juntamente com o poeta Gonzaga Medeiros, do Vale do Jequitinhonha. 

“Discutir literatura nas práticas pedagógicas  é emocionante. Todo mundo se empolgou, se envolveu na construção dessas histórias, tirando os personagens dos livros para as ruas. Aqui está tudo que eles aprenderam nas salas de aula, tocando as pessoas, emocionando mesmo”. Destacou a professora Regina Aguilar, responsável pela biblioteca da Escola Industrial São José. 

Abrindo o desfile, que  teve inicio por volta das 9 da manhã,  um pelotão da Banda de Música da Polícia Militar de Teófilo Otoni e Araçuaí,  seguido por viaturas da PM, deu passagem para os estudantes desfilarem pela rua Dom Serafim, a principal do centro da cidade, até à Praça do Fórum, onde foi instalado o palanque oficial.

Os integrantes dos pelotões marcharam acompanhando  músicos das Filarmônicas de Francisco Badaró e Virgem da Lapa, além das  fanfarras de Itinga;  Araçuaí, Itaobim e Grupo Guingem.

Araçuaí em prosa e letras

Alunos do ensino  médio e fundamental  levaram ao público o universo das fábulas, contos, poesias e romances. Cada instituição homenageou um grande nome da literatura brasileira. 

Os estudantes encenaram cenas clássicas das obras de escritores como Ariano Suassuna, de Morte e Vida Severina, José Lins do Rêgo (Menino do Engenho) Paulo Coelho (O alquimista)

Rayane Gazinelli acompanhou o filho Henrique, de seis anos, que desfilou pela segunda vez. A escola do garoto levou para o desfile, a Arca de Noé, obra de Vinicius de Moraes.. "Eu acho muito bonito ver os alunos de várias escolas unidos. O desfile é uma forma de o adulto reviver tempos de criança, onde também íamos marchar", disse  Rayane.

Em um dos pelotões os estudantes abordaram a questão da violência doméstica, lembrando-se da importância da Lei Maria da Penha em camisas e cartazes.

A escola estadual  Aparecida Dutra se lembrou da tragédia de Brumadinho, quando uma barragem da Vale do Rio Doce se rompeu matando centenas de pessoas e poluindo o rio Doce.

 “Aproveitamos para chamar a atenção e fazer um apelo à população sobre a importância de preservar nosso rio Araçuaí”, observou a professora Márcia Lamego, vice-diretora da escola.

A dona de casa, Lígia Souza, disse ter aprovado a forma que as escolas abordaram o tema. "É realmente importante preservarmos o meio ambiente. A água é o nosso maior bem e acho que escola ajuda nessa conscientização", disse ela.

O desfile cívico  durou cerca de 2 horas e foi  encerrado na Praça do Fórum, onde foi montado o palanque oficial. Presentes, o prefeito Armando Paixão (PT)  e a vice, Rita Capdeville ( sem partido).

Apenas três vereadores, Domingos Ramalho (Avante), Tiãozinho (PT) e Demário Vieira (presidente da Câmara) estavam no palanque, além de secretários municipais e professores. Não houve pronunciamentos. Também estiveram no palanque os deputados estaduais Jean Freire e Marquinhos Lemos, ambos do PT.

Ainda dentro das comemorações do aniversário de Araçuaí, as bandas Psirico, Saia Rodada e Zanynho abrem logo mais a noite o Arafolia (micareta de Araçuaí).