Um produtor rural foi preso após colocar fogo em uma área da zona rural de Iapu (MG). O fogo se espalhou por seis propriedades rurais, consumindo áreas de pastagens e de vegetação nativa. Cerca de 30 moradores da região se reuniram e fizeram o combate às chamas, controlando o incêndio ainda durante o domingo.

A Polícia Militar foi chamada depois que as chamas saíram de controle e começaram a atingir propriedades vizinhas. Nenhuma casa ou estrutura rural foi atingida e ninguém ficou ferido. A PM estima que tenham sido queimados 50 hectares, mas será realizada avaliação para determinar os danos ambientais provocados.

O fazendeiro admitiu que preparava uma parte de seu quintal para o plantio de hortaliças fazendo uso de técnica conhecida como coivara, que utiliza o fogo para limpeza do terreno. Ainda segundo o fazendeiro, uma forte rajada de vento espalhou as chamas, que atingiram uma área de vegetação seca e se espalharam.

O sargento Aldeir Júnior destaca a importância do apoio da comunidade no combate aos incêndios e na responsabilização dos danos.

“Quando um cidadão for fazer denúncia de incêndio, deve identificar a autoria para que a pessoa possa ser responsabilizada pelos seus atos, seja com prisão ou multa. O cidadão pode ligar 193, para acionar os bombeiros para o combate; e para fazer denúncia de identificação do crime pode ligar 190 ou 181”, destaca o militar.

O autor foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Ipatinga (MG), onde foi ouvido pelo delegado, pagou fiança e foi liberado. Ele vai responder pelo crime ambiental por provocar incêndio em mata.