Depois de muita espera, a nova ponte sobre o rio Rubim, na BR-367, entre Almenara e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, foi finalmente liberada para acesso, na manhã desta quarta-feira (28).

A liberação põe fim a uma longa espera por parte dos usuários da rodovia. Esta espera começou em 2016, quando pessoas, revoltadas com a precariedade da antiga ponte, que era de madeira, atearam fogo à estrutura.

Desde então, quem precisava usar a rodovia para ir e vir passou por alguns transtornos, tendo que usar desvios, construídos ao lado da estrada, para poderem se deslocar. Este problema foi parcialmente resolvido com a chegada da ponte do Exército, que inicialmente ficaria por seis meses, mas acabou ficando até novembro de 2018.

Com a saída da ponte móvel, um desvio voltou a ser utilizado, mas não resistiu à força das águas do rio Rubim, que se torna caudaloso na época das chuvas. Foi então que o projeto da nova ponte finalmente saiu do papel e começou a ser posto em prática, concluindo as obras neste dia 28 de agosto de 2019.

Agora, finalmente, quem precisa se deslocar pela região pode contar com uma estrutura segura e viajar de forma mais tranquila.