O Cartório Eleitoral que atende eleitores de Governador Valadares e região está preocupado com a baixa procura pelo recadastramento biométrico. Desde abril deste ano, os funcionários estão trabalhando em horário especial para atender a esta demanda. Porém, segundo informações do órgão público, em todas as cidades da abrangência do Cartório, com cerca de 200 mil eleitores, a porcentagem de biometrizados está abaixo do esperado.

Sem a biometria, eleitores terão o título cancelado e não poderão votar nas próximas eleições. O chefe de Cartório, Jean Cláudio Faria, explica que cancelamento do título não implica apenas em não poder votar e participar das decisões do país.

“O eleitor que tiver seu título cancelado não poderá tirar o primeiro passaporte, ou renová-lo. Ele também não poderá se matricular em escolas públicas e faculdades. Além disso o CPF será cancelado e, consequentemente, o eleitor terá problemas com sua conta bancária. Como no próximo ano as eleições serão municipais, o eleitor também estará impedido de concorrer a qualquer cargo político”.

Em Governador Valadares, o Cartório Eleitoral atende também as cidades de Marilac, Periquito, Frei Inocêncio, Mathias Lobato e Alpercata. Do total de municípios, quatro deles não atingiram nem 50% dos eleitores biometrizados, e nenhuma delas alcançou a porcentagem esperada de recadastramentos.

O prazo para o cadastramento biométrico de Matias Lobato, Periquito e Marilac é até o dia 10 de outubro. Já os eleitores que votam em Frei Inocêncio e Alpercata, a data limite é dia 17 de outubro. Em Governador Valadares o prazo se estende até o dia 20 de fevereiro de 2020. O horário de funcionamento do Cartório é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.