A Praça dos Pioneiros virou sede da Feira do Livro em Governador Valadares. A exposição chegou à cidade nesta quarta-feira (7) e se estende até o domingo (11), com livros novos a preços populares, de R$10 a R$15. Segundo a organização, por dia passam cerca de 1000 pessoas pelo local, para conhecer a feira e adquirir os produtos.

A iniciativa existe há três anos e já foi abraçada por 110 cidades. Em Governador Valadares é a primeira vez que acontece a feira e o responsável pela exposição, Masaqi Kataoca, conta que o objetivo está sendo alcançado. “A ideia é trazer a cultura popular dos livros para as cidades e aqui estamos sendo muito bem aceitos. O pessoal daqui está de parabéns, estamos recebendo muitos estudantes e pessoas mais velhas interessadas na leitura”, diz.

Zulmira Barbalho é professora de português e ficou sabendo da feira através de sua filha. “Eu sou professora e sempre faço trabalhos de literatura em sala de aula, aproveitei para passar e ver se acho alguma coisa que agrade a mim ou a minha filha. Acabei encontrando obras da literatura brasileira que usamos nos trabalhos de sala de aula”, contou.

A professora encontrou também uma aluna, que já avisou que vai indicar a feira para os amigos da escola. Gabriela Fernandes estava saindo do curso, viu a exposição e resolveu visitar o espaço. “Os livros estão em ótimas condições, vi alguns que eu já queria comprar e também encontrei autores do romantismo que estamos estudando nas aulas de literatura. O bom é que as vezes não achamos esses livros na escola e aqui tem vários, e com um preço muito bom. Eu amei”, conta a estudante.

Júlio Bruno foi até a Feira para procurar um presente para uma amiga e acabou encontrando várias coisas que o interessaram também. Como ele está estudando línguas, aproveitou para procurar leituras que ajudem nesse estudo.

“Os preços estão muito atraentes. Para todos que quiserem conhecer a Feira, vale muito a pena, porque a leitura faz muito bem, tanto para quem é acadêmico, ou para quem quer se distrair. Quanto mais opções como essa, para atrair a leitura, mais interessante é”, diz.

Para utilizar o espaço público, os feirantes doam cerca de 200 livros para a biblioteca municipal de cada cidade por onde passam. Foram recolhidas mais de 500 assinaturas a favor da prorrogação do prazo de estadia da Feira, mas a princípio é mantido o período de cinco dias, com funcionamento de 9h às 21h.