Gabriel Lopes, João Gustavo, Thais Pereira, Eric Soares, Vitor Samuel e João Pedro Avelino, todos de 14 anos, participaram pela primeira vez da competição estudantil. Os adolescentes também foram medalhistas nas etapas estadual e nacional da Olimpíada.

Mas para chegar ao Taiwan e conquistar o bronze, a batalha foi muito mais complexa: a turma enfrentou o desafio de conseguir verba para embarcar para o continente asiático. O professor de matemática Adalgisio Gonçalves Soares explica que o custo total da viagem para as sete pessoas era de R$ 77 mil. E, para conseguir, os estudantes se empenharam por meio de uma vaquinha on-line, eventos beneficentes e outras campanhas.

No final, o esforço do grupo valeu muito apena. O professor Adalgisio acredita que a conquista dos estudantes é um marco para Minas Novas e para a região. Ele declarou que sempre buscou levar o que há de melhor para os alunos, mesmo que a realidade deles seja tão dura, em uma região distante dos grandes centros, financeiramente carente. “Nunca deixei que eles pensassem que a questão financeira fosse uma barreira intransponível. Mesmo que ela interfira, sim, no aprendizado, há maneiras para superar as dificuldades. Os meninos são a prova de que mesmo nesses locais a educação é o que quebra as barreiras”, concluiu.

A Olimpíada

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989, e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, na França. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Para concorrerem na competição internacional, estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente nos ensinos Fundamental (I e II) e Médio (regular, suplência ou técnico), fizeram uma prova mundial e on-line no dia 5 de abril.

Foi o resultado dessa prova que motivou a Rede POC a convidar os meninos de Minas Novas para integrarem a delegação brasileira. Ao todo, os estudantes da cidade mineira conquistaram quatro medalhas: ouro estadual e ouro nacional, com o 9º ano; e ouro estadual e prata nacional, com o 3º ano.

Para mais informações, consulte o site oficial do evento – matematicasemfronteiras.org.