Conhecer os projetos que mudam vidas em Almenara e formar parcerias para a promoção da paz. Foi por estes motivos que a governadora do distrito 4.521 do Rotary Internacional, Cláudia Maria Lello Scaglioni, visitou instituições almenarenses nessa terça-feira, 16.

A matemática, desenhista e empresária foi recebida por uma comitiva de rotarianos no marco da Instituição, localizado no trevo do município, bairro Cidade Nova. A visita faz parte da turnê do Rotary pelos 92 clubes de 64 cidades de Minas Gerais. Recepcionaram Sacaglioni a recente empossada presidente do Rotary Almenara, Rivana Matos Campos, José Oliveira, Brites Santos Rego, Francisco de Assis Guimarães, Fábio Basílio, Marlouve Lacerda Souto, Daniele Araújo, Adelmo Ferreira Amantes, Governador 2018/2019 do Distrito 4520, e sua esposa Erley Franca Amantes.

O Rotary atua em seis áreas específicas: promoção da paz, combate a doenças, água limpa e saneamento, saúde de mães e filhos, apoio à educação e desenvolvimento econômico.

Visitas

Após a recepção, a comitiva dirigiu-se ao Memorial Cultural Dr. Wilson Benevides, onde foram recebidos por servidores municipais e conheceram um pouco da história de Almenara. Em seguida, conheceram o famoso castelo da cidade e ouviram a história da construção do monumento.

Na Praia da Saudade, Scaglioni e demais deram sequência a uma tradição rotariana: o plantio de mudas de Aroiera Salsa e Pau Ferro, ação que representa a fé no futuro e o cuidado com a natureza. O memorial do Rotary foi visitado.

Prefeitura de Almenara apoia incondicionalmente a Instituição

Em um café da tarde, o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, esteve com a comitiva para confirmar e revalidar a parceria entre a prefeitura e a Instituição pela promoção da paz aos almenarenses. 

“Agradecemos Gobira pelo apoio aos projetos 'Ligadura de Trompas e Ser Gestante'  (consiste no acompanhamento das grávidas durante todo o período gestacional com realização de exames, visitas domiciliares, palestras e entrega de Kit para o bebê), entre outros”, parabenizou a governadora rotariana Scaglioni.

Ademir Gobira, por sua vez, comprometeu-se a integrar o Rotary após o término de seu mandato na prefeitura: “farei isso em reconhecimento ao trabalho de excelência realizado”.

Parcerias e auxílios

O grupo esteve na Associação Pro-Deficiente do Vale do Jequitinhonha com a diretora Ciria Valeira, fisioterapeutas Ane Brande e Márcio Mares e a psicóloga Edna Marta Ramalho. A finalidade do encontro foi conhecer a instituição e verificar a possibilidade de auxílio por parte do Rotary.

Em um encontro de planejamento e administração na Associação Comercial de Almenara, os rotarianos trataram da agenda de treinamentos da Instituição e capacitação dos sócios.

Homenagens

Ao final do dia, o Rotary ofereceu um jantar de agradecimento a seus integrantes e convidados.

A primeira mulher presidente rotariana, Zinelma Calheiros Pereira Mendes, foi homenageada por ser a primeira mulher rotariana do Rotary de Almenara em comemoração aos 30 anos de Mulher em Rotary.

Na cerimônia, Sílvia Mendes Cordeiro foi empossada como a mais nova associada de Almenara. “O crescimento do quadro social de um clube de serviço se faz necessário para a renovação de forças em busca do ideal de servir”, ressaltou.

Compôs a mesa do evento, ainda, além dos membros da referida comitiva, o presidente da Câmara Municipal, Romércio Gobira e a delegada Regional da Polícia Civil, Dra. Maria Aparecida Motta Martins.

 

Mariana Starling - Jornalista Profissional

Formada em Comunicação Social com ênfase em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI/BH - Agosto de 2004

Redatora do Diário do Jequi

MG 09777 JP