Se você baixou o aplicativo FaceApp no seu celular, muito cuidado! Você pode, sem querer, conceder permissão para o aplicativo usar seus dados de forma descontrolada. Leia abaixo o porquê deste alerta.

Em tempos de febres digitais, como o FaceApp, o aplicativo que transforma as pessoas em velhos, nunca é demais lembrar que não existe almoço grátis - e que o preço deste viral é contabilizado emdados privados, cedidos para a empresa criadora do app. Você provavelmente aceitou os termos sem ler. "Esses dados biométricos, quando captados de maneira tão obscura, representam um risco absurdo, porque são muito sensíveis e pessoais", alerta Alexandre Atheniense, especialista em direito digital.

O documento com a política de privacidade do FaceApp tem, ao menos, 25 problemas, de acordo com especialistas consultados pela reportagem. Existem muita lacunas, falta de transparência, ausência de informações claras e expressas quanto à finalidade de tratamento dos dados coletados. "Sobretudo por se tratarem de dados sensíveis, caso ocorra um vazamento, o dano causado paras as pessoas será bem maior", diz o especialista. 

Uma das falhas mais graves é um tópico sobre a coleta dos dados. O ítem fere tanto o princípio da transparência como o da finalidade, já que não deixa claro de que forma são efetivamente utilizados os dados coletados, bem como quais são esses dados, para melhorar a experiência do usuário. Além do mais, a coleta de informações como visita de website em um primeiro momento não tem nenhum relação com o serviço fornecido pelo aplicativo.

Na visão de Atheniense, a falta de consciência quanto ao tema pode ser comparada ao que se via no Brasil antes de 1990: o brasileiro médio tinha pouco conhecimento sobre direitos na relação de consumo. Foi quando o Código do Consumidor resolveu isso. "Temos situação equivalente sobre o cidadão desconhecer totalmente o valor e o risco que representam contratos como esse, que lidam com dados sensíveis e ao mesmo tempo podem causar danos incomensuráveis", explica.

"As pessoas não têm noção do risco que passam e como é valiosa essa informação que elas espontaneamente cedem a troco de uma foto diferente. Não se sabe como esses dados vão ser tratados e isso é uma coisa perigosa. Precisamos sempre fazer um trabalho de criar essa consciência".

Portanto, muito cuidado com os aplicativos que baixa no seu celular. Você pode fornecer informações que poderão ser usadas contra você. Fique atento!