Foi adiada a reunião da Câmara de Naque que iria empossar o vice-prefeito, Fernando da Costa Silva (PROS), como prefeito do município na manhã desta segunda-feira (15). Ele iria assumir o cargo após o assassinato do prefeito Hélio Pinto de Carvalho (PSDB). O crime foi no último sábado (13) e ele foi morto a tiros pelo vereador Marcos Alves de Lima (PSDC).

A reunião na Câmara estava marcada para as 10h, mas o vice sentiu um mal estar e foi levado para o hospital. Por telefone, ele confirmou ao G1 que não estava se sentindo bem. “Estou sem condições, estou muito abalado com o crime”, disse.

G1 tentou contato com a Câmara Municipal de Naque para saber se há previsão para ser realizada a posse, mas como a reunião foi cancelada, o presidente da Casa, José Fernandes de Oliveira (PROS), não se encontrava.

A Prefeitura do município permanece fechada, mas o expediente começa a partir das 12h. Na porta do prédio, apenas um cartaz escrito 'Luto', faz menção ao crime.

Entenda o caso

O prefeito de Naque, Hélio Pinto de Carvalho, morreu no sábado (13) após ser atingido por seis disparos feitos pelo vereador Marcos Alves de Lima (PSDC). Os dois discutiram na zona rural do município, em um terreno que pertence à Prefeitura e é vizinho de propriedade do vereador.

Testemunhas disseram à PM que a discussão estava relacionada a uma cerca que divide as propriedades. Após os disparos, o prefeito foi socorrido para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, mas não resistiu. O corpo dele foi enterrado nesse domingo (14) em Governador Valadares.

O vereador fugiu e foi preso horas depois em Governador Valadares. Ele alega que disparou para se defender após ter sido agredido a chicotadas pelo prefeito. Ele foi ouvido na Delegacia Civil e foi encaminhado para o presídio da cidade.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) informou, na manhã desta segunda-feira (15), que o vereador Marcos Alves de Lima (PSDC) foi solto às 23h24 de domingo. O G1 não conseguiu falar com a Polícia Civil para esclarecer o motivo da liberação do parlamentar e o andamento do inquérito.