Nos dias 27 e 28 de junho de 2019, foram realizadas na Escola Corina Ferraz de Brito, para os alunos do 5º ao 9º ano, palestras educativas com o objetivo de promover a cultura e a paz (Violência Intrafamiliar, Violência Sexual, Violência Emocional, Bullying, Racismo velado e Negligência), direitos humanos e erradicação do trabalho infantil.

O evento foi realizado pelo Programa Saúde na Escola e da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e foi realizado pelas assistentes sociais Vilane Lima, do NASF (programa da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara) e Natalícia Gomes da Silva, do PETI.

O concurso cultural “Brincar, Estudar e Viver, trabalhar só  quando crescer”, foi lançado para que todos os alunos dos turnos matutino e vespertino, totalizando 850 alunos de 11 a 14 anos de idade, elaborassem uma frase. A frase ganhadora foi contemplada na blitz educativa, que aconteceu no dia 04 de Julho.

Os prêmios para os autores das melhores frases foram patrocinados pelos alunos do Curso de Serviço Social da UNOPAR, Otacílio Ferreira dos Santos Júnior, funcionário da secretaria municipal de assistência social, Raquel Moreira, Subsecretária da Secretaria de Saúde, Everaldo Costa Chaves, da Prefeitura Municipal de Almenara, e Rivana Matos Campos, Presidente do Rotary Clube de Almenara.

A melhor frase foi elaborada pelo aluno: Jhonyfer Ferreira Mazega, que escreveu: “Trabalho Infantil é um absurdo, vamos erradicar para mudar o mundo.” Foram premiados, também, alunos que se destacaram por suas turmas: Júlia Souza Brito, do 5º ano; Clerislan Rodrigues Oliveira, do 6º ano; Jady Cabral de Oliveira, do 7º ano; Kênia do Nascimento Aguiar, do 8º ano; e Luandra Cardeal dos Santos Sales, do 9º ano.  Isa Kelly Azevedo Silva, do 8º ano C, foi o destaque do turno vespertino.