O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de fevereiro, no antigo CONDEC,  e teve a participação de toda a equipe de trabalho da Rede Municipal de Educação. A abertura do evento foi feita pela secretária de educação, Ana Maria Pereira dos Santos, pelo prefeito Íris César dos Santos Moreira e pela diretora da Escola Municipal Roberto Martins Magno, Irani Silva de Almeida. Após a acolhida, fez-se um momento de oração, direcionado pela psicóloga Leonor Varges, que suplicou as bênçãos de Deus sobre o trabalho que a equipe desenvolveria ao longo do ano letivo. A condução geral do evento foi feita pelo Psicólogo e palestrante Enilson Moitinho, que articulou e motivou o público entre uma palestra e outra.

 As palestras ministradas tiveram os seguintes temas: Segredos e Processos de Ensinar-Enilson Moitinho (Psicólogo), Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia/ Conhecendo a Merenda Escolar- Thamilly Moreira Silva (Nutricionista), O Poder da Leitura e da Escrita- Norbélia Neris (professora e escritora), Educação Inclusiva- Elísia Maria Pereira dos Anjos (Analista educacional da SRE-Almenara), Educar para Transformar: Educação de qualidade para todos- Dulce Ely Reis Cangussú (Diretora Educacional, SRE-Almenara) e Rafilda Fernandes de Sousa (analista educacional da SRE-Almenara). De acordo com Ana Maria, secretária municipal de educação, o evento que teve como objetivo capacitar e qualificar os profissionais da educação para motivá-los a um vínculo constante por uma educação de qualidade e o comprometimento com a inclusão social, superou as expectativas. Segundo Ana, O 1º Congresso Municipal de Educação já era um sonho nosso e se tornou uma realidade de sucesso em apenas um dia e meio de evento, onde foram apresentados temas relevantes com o objetivo de transformar e melhorar a qualidade da educação mataverdense. O que me deixou muito feliz foi a postura do profissional, pois pude sentir de perto o interesse de cada um; isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do congresso, maior compromisso com a profissão. Nilzete Lopes Souza, Coordenadora das Escolas Municipais do Campo, também avaliou o evento e declarou que “O I Congresso da Rede Municipal de educação foi muito proveitoso. Os temas foram abrangentes e nos proporcionaram novos olhares para a educação, pois nos fizeram refletir sobre o quanto a profissão do educador é importante para a transformação da sociedade”.

Além do conteúdo das palestras, outro item que foi muito bem elogiado foi a logística. Tudo foi minuciosamente trabalhado pela equipe coordenadora do evento, desde a ornamentação, valorizada pelo artesanato, pelas pinturas, fotografias, material pedagógico, e outros, até um riquíssimo coffee break, com as deliciosas iguarias da região; tudo balanceado com frutas, sucos e o que não poderia faltar na Terra do Café, o café expresso e cappuccino, servidos pela equipe do Café Brasil Colonial. Os momentos de descontração ficaram por conta da boa música com o professor Cafú e com a Poesia do poeta e professor Jota Neris. O clima agradável que permeou I Congresso foi estendido ao retorno de cada equipe às escolas. Lá, todos os professores e membros da equipe gestora foram contemplados pelo prefeito Íris César com um souvenir do evento, um pen drive de 4G. Motivados, os profissionais dedicaram a tarde do último dia do evento para planejar a acolhida dos alunos na Volta às Aulas que aconteceria no dia seguinte.