A diretoria do Hospital Deraldo Guimarães esclarece à população os valores recebidos pela Fundação Deraldo Guimarães no ano de 2018 da União, Estado e Município. Estes valores são referentes aos atendimentos já realizados aos pacientes do SUS que ultrapassam 90% de todos os atendimentos deste Hospital e correspondem apenas aos repasses referentes aos 03 poderes: União, Estado e Município no ano de 2018. Durante 07 meses do ano de 2018 o HDG pagou parte do salário dos anestesistas, totalizando R$ 98.000,00.

Os diretores esclarecem, ainda, à população que, além destas verbas recebidas (em anexo), o Hospital Deraldo Guimarães recebeu diversas doações como alimentos, produtos de limpeza, rouparia, e etc. de diversas entidades que sensibilizaram com a situação crítica da saúde da região e agradecem à sociedade por ter contribuído em todas as campanhas em prol do HDG; à prefeitura de Almenara pelo repasse de alimentos por meio do Programa de Agricultura Familiar e arrecadação em eventos diversos e à CEMIG que, por meio do Programa de Eficiência Energética, que é extensivo a todos os Hospitais Filantrópicos de MG, fez a doação de 02 autoclaves ao HDG no ano de 2013.

Neste ano de 2019, a CEMIG está com novos projetos para os Hospitais Filantrópicos, e o HDG está sendo contemplado com o programa de doação por meio de conta de energia elétrica em favor do Hospital, na qual o cidadão poderá contribuir com qualquer quantia acima de 5 reais na sua conta de energia da CEMIG. Tem também o programa de doações de novos equipamentos e energia solar aos Hospitais Filantrópicos, as entregas destes equipamentos ao HDG estão condicionadas ao parcelamento da dívida com a CEMIG, que está em negociação, aguardando recursos financeiros para finalização. A direção agradece também ao empenho do prefeito de Almenara, Ademir Costa Gobira, neste projeto.

Os diretores esclarecem que a falta da CND (certidão negativa de débito) junto a União acontece porque a prioridade da Diretoria é o pagamento da folha dos funcionários, médicos e aquisição de materiais e medicamentos hospitalares, não sobrando recursos para pagamento dos tributos Federais, devido à falta de reajuste na tabela do SUS há mais de 15 anos.

Esta entidade convive com um prejuizo anual de mais de um milhão de reais, há vários anos, e desde 2015 vem sofrendo com constantes atrasos no repasse dos recursos dos Programas do Governo do Estado de MG. Hoje o Estado de MG deve o HDG R$ 2.773.794,91.

Quanto à reinvindicação de aumento salarial, antes da paralisação dos funcionários, já existia ajuizado um processo na Justiça do Trabalho, para apuração da condição do HDG em cumprir a Convenção Coletiva.

O Hospital informa ainda que outras verbas comentadas nas redes sociais até o momento não chegaram ao HDG, portanto gostaria de esclarecer a população e pedir às pessoas que afirmam que existem repasses além dos informados acima, que acionem os órgãos competentes,entre eles a Polícia Federal, para averiguar onde este dinheiro se encontra.

Confira, abaixo, no link com a prestação de contas completa: BAIXAR