Após cerca de dez horas aguardando socorro, o piloto de paraglider Igor Rosinsk, de 16 anos, foi resgatado na madrugada desta quinta-feira (2) em Caratinga. Segundo o Corpo de Bombeiros, Igor voava quando perdeu o controle do equipamento e ficou preso na Pedra Itaúna, a cerca de 250 metros de altura.

O local era de difícil acesso. Nove bombeiros dos quartéis de Caratinga e Manhuaçu atuaram no resgate. Os militares precisaram fazer uso de técnicas de rapel para chegar até o piloto, que não ficou ferido, apenas reclamou de cansaço, desidratação e dores no corpo.

O resgate foi acompanhado pela população de Caratinga e mobilizou apoio de diversas pessoas. O radialista Armando Reis ouviu os gritos de socorro vindos da direção da Pedra Itaúna e iniciou uma transmissão ao vivo do resgate. Acompanhando a live, o DJ Marcone Sales percebeu que poderia ajudar o trabalho dos bombeiros quando começou a escurecer.

 Resgate do piloto durou cerca de oito horas, em Caratinga — Foto: Reprodução/Inter TV
“Eu corri no depósito, coloquei meus canhões de luz no carro e já fui conversando com o Armando, que se prontificou, falando para eu ir para lá que ligaria as luzes. É uma iluminação pra festa, pra show. Como a gente estava bem perto da pedra, ajudou bastante a clarear a visão dos bombeiros. Outros DJ's como o Francis e o Maycon também ligaram mais luzes, um trabalho bacana. Uma luz que é pra festa acabou ajudando o socorro de uma pessoa que estava precisando”, conta Marcone.

Com o auxílio da iluminação, os bombeiros continuaram o resgate, que durou aproximadamente oito horas. Para o tenente Luciano Cruz, o apoio das luzes foi muito importante para a continuidade dos trabalhos.

Igor Rosinsk foi retirado da Pedra Itaúna por meio de içamento e encaminhado para UPA de Caratinga. Pessoas que acompanhavam a situação aplaudiram o trabalho dos bombeiros. O piloto permaneceu em observação durante a madrugada, mas foi liberado na manhã desta quinta-feira.