A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu nesta segunda-feira (15) 98 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma casa no Centro de Naque. Das aves resgatadas, uma já estava sem vida; um homem de 63 anos foi preso.

Os policiais informaram que receberam denúncias anônimas que relatavam que uma casa era usada para manter aves silvestres em cativeiro. Foi emitido um mandado de busca e apreensão para o local e uma equipe da polícia fez a fiscalização. O dono do imóvel, ao perceber a movimentação policial, tentou se esconder em um matagal, mas foi capturado.

Na casa, a polícia encontrou as aves, sendo seis com anilhas irregulares, 91 com anilhas e um pássaro morto na gaiola. Segundo a PM, as aves estavam em situação que configura maus-tratos, algumas sem água e com alimentação precária. Foram apreendidas também mais de 110 gaiolas e 50 armadilhas que, segundo a polícia, eram usadas em várias partes da casa para capturar as aves silvestres.

O homem foi detido e levado para a Delegacia de Naque. Ele responderá pelo crime de maus-tratos e utilização de selo público adulterado, pelas anilhas clonadas inseridas nos pés das aves. Os pássaros apreendidos foram encaminhados para um médico veterinário, onde receberão os cuidados necessários. Os que tiverem condições de voltar à natureza, serão soltos.