Um grupo de indígenas protestam nas BRs-116 e 259, em Governador Valadares, na manhã desta quarta-feira. A manifestação começou por volta das 9h e é contra a proposta do Governo Federal, que visa a municipalização dos serviços de saúde a indígenas.

Eles usaram pneus e tronco de árvores para bloquear parcialmente o trânsito na BR-116 e no entroncamento da BR-259. Por volta de 12h, os indígenas liberaram o trânsito por meia-hora e o protesto deve continuar durante a tarde.

Fazem parte do ato ao menos cinco etnias indígenas: os Maxacalis, de Teófilo Otoni; Krenak, de Resplendor; Pataxó, de Açucena; Kaxixó, de Martinho Campos e Tupiniquim, do Espírito Santo.

O que diz o Ministério da Saúde
Sobre possíveis mudanças na Sesai, o Ministério da Saúde afirmou que ainda estão sendo objeto de análise, e que não está prevista uma descontinuidade de ações da secretaria.

“O Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental”, diz a nota.