O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou no último sábado (10) o leilão de 2 mil  carros que pertencem à administração estadual. Segundo o chefe do Executivo, os veículos estão parados no pátio, sem manutenção, há mais de um ano. O leilão deverá ocorrer até o final de abril.

A listagem dos automóveis que serão leiloados foi feita pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. De acordo com Zema, a medida é para “para amenizar o prejuízo do Estado e evitar ainda mais desperdício do dinheiro público”.

Os automóveis são de diversos modelos de várias montadoras. Eles pertenciam a diferentes secretarias e órgãos, como Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas, Gabinete Militar do Governador, Polícia Civil, secretarias de Estado de Segurança Pública e de Administração Prisional.
Nessa segunda-feira (11/3), foram abertos os leilões de outros 73 veículos no site www.leiloes.mg.gov.br. Eles também são oriundos de órgãos ligados à segurança pública, como Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Há ainda modelos pertencentes às secretarias de Estado de Fazenda, de Educação e ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
O superintendente Central de Logística da Seplag, Rodrigo Matias, explica que, caso os veículos colocados em leilão nesta semana forem vendidos ao menor lance inicial, serão arrecadados R$ 172.867,00. “Os lances iniciais são os menores valores que podem ser arrematados, mas, em geral, esse valor dobra”, explica.
Ainda de acordo com Matias, outros 420 veículos estão em processo de avaliação e entrarão em processo de venda, entre 15 e 28 de abril, totalizando, assim, cerca de 560 veículos leiloados até o próximo mês. Levantamento completo da frota estadual também é feito pelas secretarias e órgãos da administração estadual, seguindo orientação do governador.