Nesta sexta-feira, 15, e no próximo fim de semana, que será o último do verão 2019, áreas de instabilidade se intensificam sobre o Espírito Santo  e também sobre o leste de Minas Gerais, onde estão o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha. O aumento da nebulosidade e da quantidade de pancadas de chuva vão aliviar o calor.

As pancadas de chuva com raios são previstas principalmente para a tarde e noite desta sexta-feira e há risco de chuva forte e de vento forte. As rajadas de vento podem atingir velocidades entre 60 km/h e 80 km/h durante a chuva.

No fim de semana, áreas de instabilidade continuam atuando sobre o leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo mantendo estas regiões com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva que podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

As temperaturas caem um pouco mais em relação à sexta-feira.

O outono de 2019 começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) de 20 de março.

Calor intenso

Tanto o Espírito Santo como o leste de Minas Gerais ficaram entre as regiões mais quentes do Brasil nesta quinta-feira, 14 de março. O INMET registrou 39,2°C em Araçuaí, na medição automática e 39,1°C em Itaobim.

No Espírito Santo, a capital Vitória teve a terceira tarde mais quente deste ano, com temperatura máxima de 37,2°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A temperatura máxima em Alfredo Chaves foi de 38,3°C e em Alegre foi de 38,2°C

As temperaturas máximas de Araçuaí, Itaobim, Alfredo Chaves e Alegre ficaram entre as dez maiores no Brasil nesta quinta-feira.