O Hospital Márcio Cunha vai realizar nessa quinta-feira (14) uma ação para lembrar o “Dia Mundial do Rim” com serviços gratuitos na Praça 1° de Maio, no Centro de Ipatinga, das 8h às 16h. O objetivo é alertar a população sobre a prevenção de doenças renais crônicas.

Durante o evento, profissionais do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do hospital vão fazer avaliação arterial e dá dicas médicas para cuidados com a saúde dos rins.

“Vamos falar sobre a saúde dos rins e a doença renal crônica que avança em todo mundo, distribuir material, orientar a população e conferir a pressão arterial. A Sociedade Brasileira de Nefrologia, que organiza a campanha, vai está em Brasília durante o dia na Câmara Federal para participar do Dia mundial do Rim, juntamente com a frente parlamentar da saúde”, disse Daniel Calazans, coordenador do serviço de nefrologia do HMC.

Segundo o médico, dados da Sociedade Internacional de Nefrologia apontam que um em cada dez indivíduos tem algum grau de acometimento renal ao redor de 10% da população. Em Minas Gerais, há 724 casos por milhão de pacientes em diálise. Cerca de 2.400 pacientes em Minas Gerais estão na lista de espera para um transplante renal.