Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h, acontece em Ipaba, no Vale do Aço, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, projeto que tem ajudado a movimentar economia local e levado aos moradores da região uma nova opção de entretenimento. Criada a cerca de um ano, a feira conta com espaço para os produtores locais venderem suas mercadorias com um preço mais acessível.

“Na praça, acontece um encontro da população ipabense com os produtos de sua terra. Há um encurtamento da distância das produções rurais e os cidadãos, propiciando uma alimentação de mais qualidade e um amplo acesso a estes riquíssimos produtos a todos os moradores da sede da cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento, Diego Franco Reis.

O complexo da feira, promovida pela secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico da cidade em parceria com a ação social Ebenezer, é montado na Praça Padre José Lanzellotti, sempre nas sextas-feiras, com entrada gratuita da população.

Cassimiro Gonçalves Pimentel é produtor de palmito e cultiva o produto juntamente com sua família. Na Feira da Agricultura Familiar, ele viu uma oportunidade de divulgar ainda mais a sua marca para a região. “A feira tem ajudado muito a gente a divulgar nosso produto não somente em Ipaba, mas também em Ipatinga e região. Nossa produção é desde o plantio. A gente planta, colhe, beneficia e vende”.

Outros atrativos
Além do comércio de produtos, a feira também é destacada pela culinária, música ao vivo e espaço cultural. “O coreto da praça virou palco da cidade. E em todas edições acontecem apresentações musicais ao vivo. Também acontece capoeira, apresentações das escolas da cidade, grupos da terceira idade e festas temáticas ao longo do ano”, explica Diego Franco.

Para os novos produtores que queiram expor seus produtos na feira, o cadastramento é gratuito e pode ser feito na prefeitura da cidade.