O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) oferece vagas gratuitas para o Curso Técnico em Agronegócio para sete cidades em Minas Gerais. No Norte do estado, Montes Claros foi contemplada, e no Vale do Jequitinhonha, Araçuaí; os dois municípios oferecem 30 vagas, cada um. O curso é certificado pelo Ministério da Educação (MEC) e está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (14). As inscrições podem ser feitas pelo site do Senar-MG sem nenhum custo.

A capacitação é de modalidade semipresencial. De acordo com o serviço, o aluno assiste 80% das aulas em casa ou nos sindicatos rurais dos municípios. Os outros 20% são de aulas práticas, para garantir a capacitação adequada. São 1.230 horas de carga horária, no total. As aulas presenciais são ministradas aos sábados.

Ao todo, 270 vagas devem ser preenchidas em polos de ensino de diversas regiões de Minas Gerais. Além de Montes Claros e Araçuaí, as cidades de Contagem, Manhuaçu, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Uberaba sediam o curso. Para participar, o candidato deve possuir ensino médio completo. O Senar dispõe ainda no edital que há critérios para prioridade do Público Rural; produtores e familiares têm preferência como candidatos e devem comprovar através de documentação específica.

O serviço tem como disciplinas estudos em técnicas de produção, comercialização e marketing, assistência técnica e gerencial, empreendedorismo e sobre como atuar na execução de procedimentos para planejar a organização de atividades do negócio rural.

Como se inscrever
O Senar faz alerta para as regras do edital e afirmou, em nota, que o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite edição após o envio dos dados. O candidato deve anexar os documentos solicitados pelo edital e indicar o polo onde pretende frequentar as aulas presenciais. As inscrições devem ser feitas no site do Senar-MG.