A Prefeitura de Ipatinga divulgou, nessa quinta-feira (17), o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2019. Os dados foram coletados entre os dias 7 e 11 de janeiro em mais de quatro mil imóveis e apontou um índice de 3,6% de infestação do mosquito que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O número é 56% maior que do último LIRAa realizado em outubro de 2018, que apontava infestação de 2,3%.

O Ministério da Saúde considera estado de alerta quando o percentual está entre 1% e 3,9%; quando o número é igual ou superior a 4%, é considerada situação de surto. A prefeitura de Ipatinga explicou que o crescimento está relacionado ao período chuvoso e o clima quente.

Focos do mosquito
Os Agentes de Combate a Endemias da Prefeitura de Ipatinga vistoriaram 4.244 imóveis. Alguns bairros tem índices considerados em situação de surto, como: Esperança e Ideal (5,3%), seguidos de Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro e Novo Cruzeiro (4,4%), Veneza, Bom Jardim, Ferroviário e Horto (4,3%). Em situação de alerta estão os bairros Cidade Nobre e Iguaçu (3,6%); Caravelas e Jardim Panorama (3,5%); Granjas Vagalume e Bethânia (2,5%); Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre (2,1%). O bairro Canaã apontou índice satisfatório de 0,9%.

Ações de combate