A Prefeitura de Governador Valadares empossou, nessa quarta-feira (16), seis secretários nas pastas de Desenvolvimento, Governo, Planejamento, Meio Ambiente, Agricultura e na secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL). Além dos novos secretários, foram empossados também a nova chefe de Gabinete, Priscila Coelho Erlacher e o novo diretor geral do SAAE, Sebastião Pereira de Siqueira.

O município anunciou também a redução de secretarias, de 13 para 10. A Secretaria de Comunicação passa a ser um departamento do Governo e a Secretaria da Fazenda fará parte da Secretaria de Planejamento.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que a troca de secretários vem para “oxigenar o governo”. Ainda de acordo com a nota, por falta de repasse por conta da crise que passa o Estado de Minas Gerais, a medida vem para reduzir custos. Com a diminuição de secretários, a prefeitura busca economia de salários e redução nos aluguéis que passariam de R$ 4 milhões para R$ 3,5 milhões por ano.

A prefeitura também anunciou a redução de um terço no número de servidores. O quadro do funcionalismo público que contava com 9 mil servidores, passa a ter 6 mil a partir de 2019.

Confira o nome dos novos secretários:
  • · Marcos Sampaio - assume a Secretaria Municipal de Governo (SMG) e continua temporariamente como Secretário Municipal de Administração (SMA). A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM) deixa de existir, sendo integrada à SMG;
  • Jamir Calili – assume a Secretaria da Fazenda (SMF) e a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), que serão incorporadas em uma só secretaria;
  • Sebastião Pereira de Siqueira – assume o comando do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE);
  • Alcyr Nascimento Júnior – assume a Secretaria de Desenvolvimento (SMDE);
  • Carlos Teixeira – assume a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL);
  • Marcelo Aquino – assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMA);
  • Priscila Coelho Erlacher – assume a chefia de Gabinete do Prefeito;
  • Renato Nascimento – assume a Procuradoria Geral do Município (PGM).