O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ipatinga divulgou nesta quarta-feira (16) os números de atendimentos feitos na cidade em 2018. De acordo com o balanço apresentado, os socorristas atenderam 42 mil chamados no ano passado. Com necessidade de ambulâncias foram 9.948 chamadas, sendo 60% dos casos envolvendo acidentes com motos.

O restante dos atendimentos se divide em ocorrências com quedas, perfurações com arma branca, acidente de carros, dentre outros. Sem o envio de ambulâncias, o Samu atendeu 22.264 chamadas, através do próprio suporte telefônico, onde são feitas triagens e realizadas orientações médicas, em alguns casos.

Trotes
Ainda segundo o balanço apresentado, houve diminuição do número de trotes em 2018. Segundo o serviço, a queda destes registros, se comparado ao ano anterior, é de 3%. Entre as ações realizadas para combater a prática, que é criminosa, trabalho de conscientização com 1.370 estudantes das redes de ensino público e privada da cidade, destacando a importância dos atendimentos do Samu.

O Samu tem serviço gratuito e em funcionamento 24 horas todos os dias da semana, através do telefone 192. São 84 profissionais contratados, sendo nove médicos, oito enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem.

Quando acionar o Samu?