Cerâmica, bordados, tambores, flores, cestas e muitos mais. Tudo isso pode ser encontrado na primeira edição do projeto “Feiras de Artesanato do Vale do Jequitinhonha”, que teve início ontem, em Bocaiuva, e vai até o sábado, no dia 12. Cerca de 10 artesãos provenientes de 25 cidades da região do Vale do Jequitinhonha estão expondo seus trabalhos nos estandes que foram montados na Praça Melo Viana (Praça do Mercado).

Salvaguardado como patrimônio imaterial pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) em dezembro passado, o artesanato do Jequitinhonha vive uma fase especialmente promissora, com a estruturação de um conjunto de programas e ações pelo poder público, em parceria com a sociedade civil.

A feira de Bocaiuva é a primeira de uma série de três feiras que serão realizadas entre janeiro e fevereiro na região do Vale do Jequitinhonha. Passada a edição bocaiuvense, o evento segue para Almenara (23 a 26 de janeiro) e Araçuaí (13 a 16 de fevereiro).

Organizadas pela Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha (coletivo de associações de artesãos e de entidades e pessoas ligadas à cadeira produtiva do artesanato do Vale) e o Instituto Sociocultural Valemais (entidade que se dedica ao fortalecimento da arte e da cultura da região há 17 anos), as Feiras de Artesanato do Jequitinhonha são fruto desse período de florescimento do artesanato nacional e local.

Informações:

O quê?: Feiras de Artesanato do Vale do Jequitinhonha – Bocaiuva

Quando?: 9 a 12 de janeiro de 2019

Funcionamento: quarta a sexta, das 15h às 23h; sábado, das 8h às 23h.

Onde?: Praça Melo Viana (Praça do Mercado) – Centro – Bocaiuva

Quanto?: Entrada Franca